Mesmo quando não o vemos, está algures lá em cima e a sua gravidade, como todos sabemos, cria as marés no nosso planeta azul. A Lua, o satélite solitário do planeta Terra, sempre cativou os humanos ao longo da história. Alguns acreditam que pode influenciar nossos comportamentos e até mesmo o crescimento da vida.
E quanto ao vinho? Seguidores biodinâmicos na viticultura e vinificação estão crescendo rapidamente. Parte do conceito é usar o calendário lunar quando é hora de tomar decisões importantes como tratamentos no vinhedo, colheita dos frutos, trasfega ou engarrafamento do vinho.
Alguns acreditam firmemente que a fase da lua tem um impacto na qualidade da fruta, no crescimento da planta, na qualidade e expressão do vinho ou nos sedimentos em suspensão dentro dos barris. Enquanto alguns crentes discutem e discordam em muitos aspectos, a ciência está mais do lado do mito, com exceção do impacto do luar durante as atividades noturnas. Você sabia que a Lua reflete 30% da luz solar que recebe!?
Não é fácil tomar partido disso. Um dia você acha que isso é loucura, então outro dia você conhece alguém com tantas histórias convincentes que você quer acreditar. Talvez um dia tenhamos o conhecimento e as ferramentas para entender exatamente o que está acontecendo… ou não!
Enquanto isso, posso compartilhar com vocês uma de nossas histórias da Lua. Em 2016 fizemos nossa primeira experiência para produzir um vinho de laranja (vinho branco de contato com a pele). Depois de 6 dias no tanque, não fermentava e eu estava ficando preocupado. Meu amigo Simon Woolf que estava me ajudando nesse projeto me disse ‘’Você vai ver, hoje é lua cheia e vai começar a fermentar’’. Depois do jantar, fomos à adega decidir o que vamos fazer com o vinho, adivinhem!? Finalmente estava fermentando. Tivemos que chamar o vinho Moon Lagar.
Uma coisa é certa, orgânico, biodinâmico ou bom senso, se você cuidar da Mãe Terra, você terá a qualidade do fruto que você merece.
Convido-vos a ler o site de Simon com notícias atuais sobre vinhos selvagens e maravilhosos: https://www.themorningclaret.com/
Se tiver curiosidade, este site desmascara ou debate alguns dos mitos que rondam o mundo dos vinhos: https://winemakermag.com/technique/527-myth-busting