Edições Especiais QLAB

O QLAB é a desculpa perfeita que encontrámos para nos divertirmos a experimentar com os amigos que partilham connosco a paixão pela vinificação. Começámos com uns poucos vinhos monocasta e estamos a preparar “blends” inesperados… uma gama em que podemos dar asas à nossa imaginação!

Esperamos que goste tanto deles quanto nós gostámos de fazê-los!

TINTA AMARELA

Para este QLAB associámo-nos a Frederick Blais, um colega e amigo da família, para criar um vinho Tinta Amarela monocasta. O processo foi divertido: desde a escolha das uvas até à própria vinificação, quando decidimos macerar as uvas durante 4 dias para obter o lado mais floral, picante e fresco da casta Tinta Amarela.

O resultado? Um vinho de baixo teor alcoólico muito aromático, ideal para acompanhar uma noite agradável com os amigos.

FOLGASÃO

Este QLAB foi feito com Tamás Ádám (Tommy, para os amigos) para criar um Folgasão monocasta (a última plantação do nosso pai na Quinta da Trovisca antes de se aposentar!). Para esta experiência decidimos fazer fermentação maloláctica em parte do vinho e envelhecê-lo durante 5 meses em barricas húngaras (como Tommy!).

O resultado? Um vinho branco aromático fresco, cremoso e encorpado para partilhar com a melhor companhia!

VINHO DE CURTIMENTA

A natureza ajudou-nos a selecionar um belíssimo lote de uvas brancas da casta Gouveio. Depois de uma fermentação espontânea, mantivemos a película da uva em contacto com o mosto durante 14 dias. De seguida, foi para uma barrica usada de carvalho, onde descansou durante 7 meses. O resultado é um vinho rico e perfumado, intenso e cheio de personalidade. Não vamos mentir, tem um paladar peculiar e não é para todos os gostos, mas é isso que o torna interessante!

Como gostamos de dizer, este é um vinho feito pelo tempo, não por nós!