loader image

6 Truques para conservar o seu vinho depois de aberto

Quando você janta bem em casa com amigos e familiares, provavelmente vai acabar bebendo todas as garrafas de vinhos que está abrindo. Em outros momentos, por exemplo, quando você sente vontade de tomar apenas uma taça de vinho enquanto relaxa lendo seu livro, quais são suas opções? Recentemente, muitos de vocês têm perguntado sobre quanto tempo você pode manter uma garrafa de vinho ou Porto depois de aberta e quais são os melhores truques para mantê-la fresca pelo maior tempo possível.

Então vamos começar pelo básico: O que acontece quando você abre uma garrafa de vinho ou Porto?
Quando você abre uma garrafa, o Oxigênio – o principal causador de problemas – entra em contato com os componentes do vinho e desencadeia uma cadeia de reações alterando sua estrutura, sua cor, seus aromas e sabores.
O ritmo das mudanças depende de muitos fatores (que não poderei cobrir todos hoje), mas principalmente de 3 principais:

– A temperatura em que você está armazenando o vinho
– A superfície do vinho em contacto com o oxigénio e
– A hora em que o vinho foi aberto.

Mais oxigênio se dissolverá em seu vinho em temperaturas frias, mas as mudanças ocorrerão mais lentamente, enquanto em temperaturas mais altas, menos oxigênio se dissolverá em seu vinho, mas as mudanças ocorrerão mais rapidamente. Como tudo, é uma questão de equilíbrio!

Hoje, quero compartilhar com vocês os truques que uso e minha experiência usando algumas ferramentas disponíveis no mercado. Sugiro que encontre a sua própria combinação para conservar os seus vinhos em função das condições que tem e das ferramentas que pretende utilizar.

Todos esses truques são igualmente bons para o Porto e para o vinho. Devido ao seu maior teor de açúcar e álcool, o Porto é mais resistente que o vinho, mas recomendo que o trate como vinho e não como aguardente. As mudanças simplesmente acontecerão mais lentamente com o Porto nas mesmas condições.

1-A melhor e mais fácil maneira de conservar seu vinho é mantê-lo em um espaço com o menor contato possível com o oxigênio e armazená-lo em temperatura fria para retardar o processo de oxidação. Se você puder planejar com antecedência, encontre uma garrafa menor que você encherá ao abrir sua garrafa de vinho. Em seguida, mantenha-o na geladeira até o próximo serviço. Você pode facilmente manter seu vinho por uma semana assim com pouco impacto. É assim que tratamos nossas amostras na adega usando meias garrafas ou garrafas vazias de água com gás/tônica de tamanho menor.

2- Se você planeja beber o vinho restante nos próximos 1-3 dias. Simplesmente coloque a rolha de volta na garrafa, deixe-a no balcão, longe da luz em temperatura ambiente (12-16C 53-60F). Isso é o que eu normalmente faço em casa, é o meu ponto ideal onde acho que o oxigênio não se dissolve muito no vinho e a temperatura para as reações de oxidação é lenta o suficiente. Desta forma também posso acompanhar a evolução do vinho e dá-me uma ideia de como vai evoluir quando quiser abrir a minha próxima garrafa. Se você não conseguir sua garrafa nesta temperatura, coloque-a na geladeira, é melhor conservar seu vinho em temperatura mais baixa do que temperaturas extremas, principalmente para os dias de verão.

3- Se você gosta de gadgets, pode usar essas bombas de vácuo para remover o máximo de ar e oxigênio possível da garrafa de vinho antes de recolocar a rolha. Isso retardará as reações e ajudará você a manter seu vinho tão bom quanto o truque nº 2, mas por até uma semana. Se o truque nº 2 se adequar a você, você realmente não precisa dessa ferramenta.

4- Outra ferramenta é o gás inerte. Existem muitas soluções no mercado, mas pela minha experiência a melhor é o Coravin. Como funciona? Este gadget é aplicado a uma garrafa fechada e sua pequena agulha permite extrair o vinho enquanto o substitui por um gás inerte (gás argônio), garantindo que o oxigênio nunca toque o vinho restante. Quando terminar, basta remover o gadget e a cortiça se expandirá naturalmente novamente para sua forma original. O custo de tal gadget não é barato, mas parece manter seu vinho mais fresco e brilhante por um longo período de tempo. Na minha experiência usando Coravin, senti que às vezes os vinhos ficavam um pouco maçantes e amargos. Além disso, quando usada muitas vezes na mesma garrafa, a rolha tem suas limitações, portanto, já vi muitos vazamentos.

5- Tente abrir a garrafa que sobrar o menor número de vezes possível. Sempre que você abrir sua garrafa novamente, oxigênio fresco entrará e mais mudanças acontecerão. Idealmente, você beberia sua garrafa e suas sobras em 2 ocasiões diferentes. Para o Porto é menos dramático, mas quanto menos melhor.

6- Mantenha sempre sua garrafa em pé. Se você mantê-lo armazenado de lado, simplesmente aumentará sua superfície em contato com o oxigênio e aumentará o processo de oxidação.

Respondendo algumas de suas perguntas:

“Ouvi dizer que poderia colocar uma colher em cima de um espumante ou cerveja aberta para mantê-lo fresco e borbulhante se eu o conservar na geladeira”.

É uma crença popular e não sei de onde vem isso, mas pela minha experiência é apenas um mito.

“Há muitos anos que vejo muitos amigos a guardar o seu Porto num belo decantador na sala. É seguro beber?”

Sim! A grande diferença ao longo dos anos entre o Vinho do Porto e o Vinho do Porto é que o Vinho do Porto não se transformará em vinagre e continuará a ser próprio para consumo. Terá apenas um perfil aromático e de sabor dramaticamente diferente.

Espero que este texto responda a algumas de suas dúvidas e se você tiver mais alguma dúvida, não hesite, farei o possível para respondê-las!

Oscar

wine oxidation once opened

Partilhar este artigo
Share on facebook
Share on twitter

Also on Quevedo Port Wine

Resumo do ano vinícola de 2022

Início de vindima muito condicionado pela acentuada seca e pela vaga de calor que decorreu entre o final de Junho e meados de Julho. Uvas das zonas baixas apresentaram valores...

Quevedo vence o Tripadvisor Travelers’ Choice Award 2022 para restaurantes

Quem nos conhece entende o quanto é importante receber bem os nossos amigos e clientes, para que eles se sintam em casa. Inaugurámos nosso espaço em 2020, logo antes que...

QUEVEDO Porto Tawny 40 Anos vence como o Melhor Vinho do Porto na Vindouro

Este fim de semana passado, foi a Vindouro (Festa Pombalina) em São João da Pesqueira, com a ilustríssima presença da Sua Excelência, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa....

A influência do Marão no clima do Vale do Douro

A 100 km a leste da cidade do Porto, a Serra do Marão circunda o rio Douro, dando origem ao Vale do Douro à medida que o rio o atravessa....

Are you above 18 years old?
To grant that our wines are enjoyed responsibly, we need to confirm you are above the legal drinking age in your country.
0
    O carrinho está vazioBack to Shop