Resumo do ano vinícola de 2022
Início de vindima muito condicionado pela acentuada seca e pela vaga de calor que decorreu entre o final de Junho e meados de Julho. Uvas das zonas baixas apresentaram valores...
Alguns já saberão, mas outros há que ainda não decidiram, por isso vou dar-lhes uma ajuda.
A noite de consoada, para mim em particular e para os portugueses em geral, é um momento especial, por muitas razões. Primeiro, junta-se a família toda à roda de uma mesa recheada de iguarias tradicionais e, à medida que a noite avança, falam-se de histórias passadas com pessoas que já nem conhecemos, mas que as relembramos sempre nesta época. Depois, há o milagre do nascimento de Jesus Cristo e a tradicional Missa do Galo, à meia-noite. Há ainda a enorme fogueira característica da noite de Natal (ao longo do ano guarda-se o maior cepo para o queimar nessa noite).
Há muitas mais razões para ser uma noite especial mas vou falar apenas de mais uma: os vinhos que se bebem nessa noite também são especiais; são vinhos que se guardam primeiro na garrafeira, depois quando se bebem guardam-se na memória e mais tarde recordam-se com o coração.
Nós em casa, vamos começar o jantar com o Porto White, fresco para acompanhar os bolos de bacalhau, os filetes de polvo frito e outros aperitivos apetitosos. Para o primeiro prato do jantar, o tradicional bacalhau cozido com todos, vamos acompanhá-lo com o vinho tinto da Quinta da Trovisca (o bacalhau pede um vinho tinto!) e quando chegar o segundo prato ? o peru assado no forno ? vamos servir o Quinta Vale d’Agodinho ? Grande Escolha, um vinho frutado e encorpado com 15% vol., para ajudar a aconchegar o peru no estômago.
Claro que, depois de se comer tão bem, ao longo da noite temos de tomar algo que funcione como digestivo e optamos pelo Porto 10 Anos, ao mesmo tempo que comemos as deliciosas sobremesas de Natal.
Para os indecisos espero que estas minhas sugestões ajudem no momento da escolha dos vinhos, para as outras pessoas, que já escolheram, espero que o tenham feito a pensar na tradição e na magia da noite de Natal!
A todos vós que também sois parte da Quevedo, desejo-vos um Feliz Natal e que a paz e harmonia estejam presentes na mesa da consoada, sempre acompanhada com bons vinhos, da Quevedo de preferência!
Cláudia Quevedo