loader image

How is the upcoming harvest showing up?

Que grande surpresa que eu tive ontem ao final da tarde. Pela primeira vez este ano, decidimos fazer uma recolha de bagos para analisar o estado da maturação das uvas.

O tempo tem estado mais quente estes dias, com as temperaturas na Quinta Vale d’Agodinho a oscilarem entre os 25º antes do amanhecer e os 42º às 14h. Mas o tempo não esteve sempre assim nas últimas semanas. No final de Julho o tempo estava mais frio, com alguma humidade e nevoeiro matinais. Na altura, as temperaturas oscilavam entre 14º e 34º no pico do calor.

Por isso, antes de ver o estado de maturação dos bagos, esperava algum atraso na vindima. Mas estava errado. O nível de açúcar dos bagos está a aumentar rapidamente, ao mesmo tempo que os ácidos se dissolvem. Os bagos podem ser facilmente arrancados do cacho e a pele das uvas é fina e pouco elástica, o que revela um estado avançado de maturação.

Algumas características das uvas são:

  • grainhas a mudarem de verde para castanho
  • bagos muito pequenos e cachos curtos
  • elevada densidade de bagos por cacho
  • cerca de 8-9 cachos por videira, valor superior ao dos 2 últimos anos

Mas a maior surpresa chegou quando vi o conteúdo de açúcar nas uvas. Ontem, 10 de Agosto de 2009, álcool provável era de 11,86%. Há exactamente dois anos atrés, a 10 de Agosto de 2007, o álcool esperado era de 10,49%. Em 2007 começámos a vindima na Quinta Vale d’Agodinho a 19 de Setembro, o que relativamente temporão.

Assim sendo, este ano tal e como as coisas vão, se chover antes da vindima podemos ter alguns problemas. As gotas ao deslizarem para dentro do cacho, que está muito compacto, poderia levar à podridão, uma vez que a humidade teria dificuldade em desaparecer. Ao mesmo, tempo a água no solo seria absorvida pela videira e conduzida para as uvas. Mas a pele dos bagos não tem muita elasticidade para suportar mais líquido.

Começo a ficar nervoso com o aproximar da vindima. Hoje é o dia mais quente de todo o Verão e parece que as temperaturas vão continuar altas pelo menos até ao fim da semana. Estou ansioso por outro controlo de maturação!

Oscar

Partilhar este artigo
Share on facebook
Share on twitter

Also on Quevedo Port Wine

Quevedo eleito Produtor de Vinhos Fortificados do Ano pela Revista de Vinhos

Temos o prazer de partilhar que a Quevedo foi distinguida como Produtor de Vinhos Fortificados do Ano 2024 pela Revista de Vinhos! Este reconhecimento celebra a excelência na produção de...

Resumo do ano vinícola de 2022

Início de vindima muito condicionado pela acentuada seca e pela vaga de calor que decorreu entre o final de Junho e meados de Julho. Uvas das zonas baixas apresentaram valores...

Quevedo vence o Tripadvisor Travelers’ Choice Award 2022 para restaurantes

Quem nos conhece entende o quanto é importante receber bem os nossos amigos e clientes, para que eles se sintam em casa. Inaugurámos nosso espaço em 2020, logo antes que...

QUEVEDO Porto Tawny 40 Anos vence como o Melhor Vinho do Porto na Vindouro

Este fim de semana passado, foi a Vindouro (Festa Pombalina) em São João da Pesqueira, com a ilustríssima presença da Sua Excelência, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa....

Are you above 18 years old?
To grant that our wines are enjoyed responsibly, we need to confirm you are above the legal drinking age in your country.
0
    O carrinho está vazioBack to Shop