loader image

Relatório Quevedo Douro Vintage 2015

Se achar que a chuva durante a vindima pode apenas trazer dores de cabeça, mude de ideias. Em 2015, ao contrário dos dois anos anteriores, os melhores vinhos foram produzidos alguns dias depois de 30mm de chuva terem caído na Quinta Vale d’Agodinho, no coração do Douro vinhateiro. Desta vez iniciamos o relatório de vindima pelo final do ciclo: uma generosa quantidade de chuva que caiu durante a vindima trouxe a maturação perfeita às videiras e os melhor vinhos à adega. Antes da chuva, bem, vamos agora ao início do ciclo.

O inverno foi frio e seco, e ainda que a primavera tenha trazido temperaturas mais quentes, bem acima das médias de longo-prazo, a chuva continuou a ser pouca. O ciclo da vinha iniciou cerca de uma semana antes do normal. Em termos de quantidade foi um ano regular, com cerca de 3,5 toneladas por hectare. O verão chegou ameno masarrefece e manteve-se mais fresco do que é normal, o que foi um ótimo sinal. As videiras não tinham muitas reservas de água no solo mas pelo menos julho e agosto não estavam a ser demasiado severos, e mais importante ainda, a temperatura durante a noite em Agosto descia aos 12ºC.

Em Setembro as uvas tinham um aspecto excelente, sem doenças, desidratação ou passas. Estava tudo em linha para uma boa vindimas, mas longe de ser fantástica. E quando chega a chuva, dias 15 e 16 de Setembro ficamos imediatamente muito preocupados. Os dois anos anteriores, 2013 e 2014, foram tremendamente prejudicados pela chuva durante a vindima. Surpreendentemente 2015 ia ser diferente. A chuva caiu suavemente durante dois dias e foi seguida de fortes ventos que ajudaram a secar uvas e folhas.

Quando veio a chuva mandámos os vindimadores para casa durante alguns dias e esperámos para ver como é que as uvas reagiam à chuva. E o que aconteceu foi que a qualidade das uvas melhorava de uma forma extraordinária de dia para dia. Na segunda feira 21 de Setembro quando retomámos a vindiama foi um alívio enorme que sentimos. Foi surpreendente ver que a considerável quantidade de chuva que tinha caído a meio da vindima mudou para muito mehor a qualidade dos vinhos.

Espero que em breve prove e comprove esta história! E se quiser ler mais sobre a vindima no Douro em 2015 leia este artigo no blog da Graham’s.

Oscar

Partilhar este artigo
Share on facebook
Share on twitter

Also on Quevedo Port Wine

Resumo do ano vinícola de 2022

Início de vindima muito condicionado pela acentuada seca e pela vaga de calor que decorreu entre o final de Junho e meados de Julho. Uvas das zonas baixas apresentaram valores...

Quevedo vence o Tripadvisor Travelers’ Choice Award 2022 para restaurantes

Quem nos conhece entende o quanto é importante receber bem os nossos amigos e clientes, para que eles se sintam em casa. Inaugurámos nosso espaço em 2020, logo antes que...

QUEVEDO Porto Tawny 40 Anos vence como o Melhor Vinho do Porto na Vindouro

Este fim de semana passado, foi a Vindouro (Festa Pombalina) em São João da Pesqueira, com a ilustríssima presença da Sua Excelência, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa....

A influência do Marão no clima do Vale do Douro

A 100 km a leste da cidade do Porto, a Serra do Marão circunda o rio Douro, dando origem ao Vale do Douro à medida que o rio o atravessa....

Are you above 18 years old?
To grant that our wines are enjoyed responsibly, we need to confirm you are above the legal drinking age in your country.
0
    O carrinho está vazioBack to Shop