loader image

Uvas brancas plantadas no Douro

Com a vindima das uvas brancas terminada, gostava de partilhar convosco algumas características das castas típicas do Douro. Que aspeto têm e o que trazem ao vinho. Pedi à incansável e energética Tanya Garnham para fotografar cachos representativos de cada casta. Por outro lado, fiz uma pesquisa online e encontrei uma descrição precisa de cada uma das castas em questão. No site Portuguese Wine Club Co Uk há uma grande diversidade de castas tradicionais Portuguesas descritas com critério e cuidado. Aqui ficam as quatro principais que utilizamos nos nossos vinhos:

Arinto

É uma casta versátil, cultivada em quase todas as regiões vitícolas de Portugal. Na região do Vinho Verde toma o nome de Pedernã. Produz vinhos vibrantes com uma acidez viva e refrescante, geralmente de qualidade mineral, acompanhados de aromas suaves que recordam maça, lima e limão. Os vinhos que utilizam uma base de Arinto podem envelhecer mas são melhores novos. Uma vez que consegue manter a acidez mesmo em climas quentes, o Arinto é muitas vezes acrescentado a castas com baixa acidez para melhorar os lotes – especialmente nas quentes regiões do Alentejo e Ribatejo. A sua boa acidez faz dele um bom ativo para vinhos espumosos.

Gouveio

Esta casta do Douro é agora plantada em todo o território, tendo-se tornado especialmente popular no Alentejo. Produz vinhos frescos, vivos e com boa acidez, muito corpo e frescura, aromas cítricos a par de notas de pêssego e anis, resultando num equilíbrio notável. Envelhece bem em garrafa. Durante anos foi conhecido como Verdelho do Douro, o que trazia confusão, uma vez que o Gouveio nada tem que ver com o Verdelho da Madeira.

Malvasia Fina

É uma casta do interior norte de Portugal, especialmente do Douro, Dão e Beira Interior. Os vinhos feitos a partir de Malvasia Fina são subtis, sem ser particularmente intensos, apresentam-se razoavelmente frescos e ligeiramente complexos. Poderá trazer notas de melaço, por vezes cera de abelha e noz moscada. Os vinhos poderão apresentar-se com influência de fumo sem nunca terem envelhecido em madeira. Utilizada normalmente em lotes, contribui também para a base de alguns vinhos espumantes nas regiões mais frescas e/ou quando vindimado cedo, como é o caso nas regiões de Távora-Varosa e Lamego.

Viosinho

Esta casta sobrevive na maioria das vezes misturada aqui e ali nas vinhas velhas brancas do Douro. Tradicionalmente, o Viosinho era uma casta impopular entre os viticultores devido aos seus baixos rendimentos. Só recentemente os enólogos se aperceberam do tesouro que tinham entre mãos, como um componente nos lotes tanto para o vinho do Porto como para os vinhos do Douro. Faz vinhos encorpados mas frescos, perfumados, equilibrados, com melhores desempenhos em climas soalheiros e quentes.

Outras castas brancas poderiam ser referidas aqui como a Códega ou o Rabigato, mas deixamo-las para outro artigo.

Agora que já sabemos com que cada casta contribui para o lote de vinho, vou dar um salto à adega e ver se os nossos vinhos cheiram e sabem ao que lemos acima.

Oscar

Partilhar este artigo
Share on facebook
Share on twitter

Also on Quevedo Port Wine

Resumo do ano vinícola de 2022

Início de vindima muito condicionado pela acentuada seca e pela vaga de calor que decorreu entre o final de Junho e meados de Julho. Uvas das zonas baixas apresentaram valores...

Quevedo vence o Tripadvisor Travelers’ Choice Award 2022 para restaurantes

Quem nos conhece entende o quanto é importante receber bem os nossos amigos e clientes, para que eles se sintam em casa. Inaugurámos nosso espaço em 2020, logo antes que...

QUEVEDO Porto Tawny 40 Anos vence como o Melhor Vinho do Porto na Vindouro

Este fim de semana passado, foi a Vindouro (Festa Pombalina) em São João da Pesqueira, com a ilustríssima presença da Sua Excelência, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa....

A influência do Marão no clima do Vale do Douro

A 100 km a leste da cidade do Porto, a Serra do Marão circunda o rio Douro, dando origem ao Vale do Douro à medida que o rio o atravessa....

Are you above 18 years old?
To grant that our wines are enjoyed responsibly, we need to confirm you are above the legal drinking age in your country.
0
    O carrinho está vazioBack to Shop