loader image

A influência do Marão no clima do Vale do Douro

A 100 km a leste da cidade do Porto, a Serra do Marão circunda o rio Douro, dando origem ao Vale do Douro à medida que o rio o atravessa. Seu pico mais alto está a mais de 1400 metros. O papel do Marão é crucial para o padrão climático que vemos no Vale do Douro. Sua configuração e altura estão bloqueando a maioria das influências externas deixando o vale em seu próprio microclima de 60 km de comprimento.

Isolado do calor do oceano Atlântico durante o inverno e da sua influência refrescante durante o verão, o Douro será em média 7 graus mais frio que o Porto durante o inverno e 7 graus mais quente durante o verão. Isso se traduz em invernos longos e frios, com temperaturas flertando com zero à noite e verões quentes, muitas vezes chegando a 45 graus Celsius em algumas áreas.

Se você olhar para este mapa, notará que as montanhas também têm impacto nas chuvas. Como bloqueia a maior parte das nuvens de chuva que se dirigem para a região, deixando o Douro num clima continental semi-árido, representado a azul claro no mapa, muito anormal pela sua geolocalização. Em alguns anos inusitados, vimos parte do Douro receber chuvas tão baixas quanto o deserto do Saara.

Para a viticultura, esse clima traz prós e contras. O inverno frio ajuda a videira a ficar dormente e é benéfico para retardar ou reduzir doenças, vírus e bactérias que afetam as videiras. Uma vez que a maior parte das chuvas ocorre quando os frutos e as folhas não estão desenvolvidos, reduz drasticamente a necessidade de tratamento nas vinhas. Tornar a viticultura sustentável uma tarefa mais fácil do que a maioria das regiões. Por outro lado, durante o verão quente e seco, a vinha pode sofrer de stress hídrico e queimaduras solares, pois o sol do Douro é o mais intenso possível. Algumas chuvas de verão isoladas são bem-vindas para aliviar as videiras do estresse e garantir a maturação adequada dos frutos.

Ao longo dos anos as vinhas foram obrigadas a adaptar-se a este microclima criando castas únicas com películas grossas e elevado potencial de açúcares que são essenciais para os vinhos tintos generosos e vinhos do Porto de longa vida. Vinhos brancos e Portos brancos também podem encontrar a sua facilidade nesta região com muitas vinhas localizadas no topo das colinas muitas vezes atingindo 600m onde o ar é mais fresco, uma necessidade para estas categorias.

A nossa quinta principal, Senhora Rosário, fica no topo da colina de São João da Pesqueira, 650m acima do nível do mar. Como você pode ver na foto abaixo, o Marão é o nosso horizonte quando olhamos para oeste e nos proporciona pores do sol espetaculares. A outra foto foi tirada perto de Vila Real, onde as montanhas fazem parte do cenário por trás das vinhas.

Esperamos dar-lhe as boas-vindas em breve e partilhar um copo de Vinho do Porto enquanto observamos o pôr-do-sol sobre o Marão.

Oscar

Sunset from Senhora Rosário
Great view on the Marão from Vila Real
Partilhar este artigo
Share on facebook
Share on twitter

Also on Quevedo Port Wine

O solo do Douro, perdido na tradução. Existe mesmo xisto no solo do Douro?

Em inglês, há duas variações usadas para traduzir o que nós chamamos em português de xisto: schist ou shale. Se traduzir xisto no Google, até por ser foneticamente mais próximo,...

Nossa jornada para o orgânico

Nossa jornada em práticas orgânicas em nossas fazendas e vinhedos começou em 2005, quando meu pai começou a cultivar 20 hectares de oliveiras para fazer azeite orgânico em Valongo dos Azeites,...

6 Truques para conservar o seu vinho depois de aberto

Quando você janta bem em casa com amigos e familiares, provavelmente vai acabar bebendo todas as garrafas de vinhos que está abrindo. Em outros momentos, por exemplo, quando você sente...

Quais ferramentas usar para abrir uma garrafa de vinho?

Aqui estão algumas ferramentas que você pode usar para abrir suas garrafas de vinho/Porto. Qual você prefere? -O saca-rolhas de 2 passos é definitivamente a ferramenta mais versátil e fácil...

Are you above 18 years old?
To grant that our wines are enjoyed responsibly, we need to confirm you are above the legal drinking age in your country.
0
    O carrinho está vazioBack to Shop