O QLAB é a desculpa perfeita que encontrámos para nos divertirmos a experimentar com os amigos que partilham connosco a paixão pela vinificação. Começámos com uns poucos vinhos monocasta e estamos a preparar “blends” inesperados… uma gama em que podemos dar asas à nossa imaginação!
Esperamos que goste tanto deles quanto nós gostámos de fazê-los!
TINTA AMARELA
Um vinho tinto feito exclusivamente com uvas da casta Tinta Amarela, de teor alcoólico mais baixo que os típicos vinhos Durienses. Proveniente de vinhas antigas situadas nas margens do Rio Corgo, este vinho encapsula a essência das notas elegantes e frescas característica da variedade Tinta Amarela.
Na criação deste vinho QLAB, divertimo-nos a explorar as possibilidades da uva Tinta Amarela. Desde a seleção das uvas até à vinificação, maceramos as uvas durante 4 dias para realçar as características mais florais, picantes e frescas da variedade.
O resultado é um vinho altamente aromático e com baixo teor de álcool, perfeito para uma noite agradável com amigos. Experimente o lado mais fresco e refinado do Douro com este requintado tinto.
FOLGASÃO
Este vinho é feito a partir da rara casta Folgasão, também conhecida como Terrantez. Infelizmente, esta uva está lentamente a desaparecer das vinhas do Douro devido à sua suscetibilidade ao fungo do míldio e a uma tendência para desenvolver um caráter redutor durante a fermentação. No entanto, numa tentativa de preservar esta variedade única, o nosso pai, Oscar Quevedo, plantou 2,5 hectares de Folgasão em 2016, que foi a última plantação que supervisionou como chefe da empresa.
Este QLAB foi realizado com Tamás Ádám (os amigos chamam-lhe Tomi) para criar um vinho varietal de Folgasão. Para este experimento, decidimos fazer a fermentação malolática em parte do vinho, bem como envelhecê-lo por 5 meses em barricas húngaras (como o Tomi!).
O resultado? Um vinho branco fresco e aromático, cremoso e encorpado para partilhar com a melhor companhia!
VINHO DE CURTIMENTA
A mãe natureza brindou-nos com um magnífico lote de uvas brancas da casta Gouveio que foram submetidas a uma fermentação espontânea. Depois de terminada a fermentação, mantivemos a película em contato com o mosto durante mais 14 dias para extrair todo o potencial da uva. Em seguida, o vinho foi transferido para uma barrica usada de carvalho, onde descansou serenamente por 7 meses.
O resultado é um vinho rico em aromas e perfumes, intenso e pleno de personalidade. Este vinho tem um paladar único que pode não ser para todos, mas é exatamente isso que o torna tão fascinante. Como costumamos dizer, este é um vinho feito pelo tempo, e não por nós!